INNOVALI® – Especialista em BPO Financeiro

Logo Innovali horizontal

Perigos do Funcionário Braço Direito

Não é difícil encontrar empresários que se veem em maus lençóis ao serem pegos de surpresa com a saída de determinados profissionais do quadro, principalmente os classificados como “braço direito”.

Geralmente esses profissionais detêm o conhecimento em setores estratégicos, sendo que, grande parte da rotina são executadas somente por eles. Há casos em que nem os proprietários conhecem o processo, e quando um profissional desse deixa a empresa o caos se estabelece.

Não se trata apenas de um excelente profissional que vai embora, mas todo investimento despendido no treinamento, capacitação, conhecimento e informações privilegiadas que na teoria pertencem a empresa, mas como está em posse de apenas uma pessoa acaba indo junto, a empresa por sua vez fica apenas com o caos.

Por isso a importância do mapeamento dos processos, definição e formalização dos procedimentos, para que, na ausência de um determinado profissional, outro possa dar sequência nas atividades sem maiores transtornos.

Um trabalho como este exige tempo e recursos. No entanto, existem soluções que resolvem esta questão com mais agilidade e melhor custo-benefício.

Determinados setores do negócio, aqueles que não fazem parte do cor business, podem e devem ser terceirizados. Setores como o marketing, determinadas etapas do processo, o setor de recursos humanos, TI, contabilidade fiscal e a contabilidade gerencial – aquela que executa a rotina financeira do contas a pagar e receber, controla 100% do que entra e sai do caixa da empresa – entre outros podem ser terceirizados tranquilamente.

Conhecido como BPO (Busines Process Outsourcing) em tradução livre – Terceirização dos Processos de Negócios – é bastante difundido quando se trata de processos produtivos, no entanto, a terceirização em si pode ser aplicada com muito sucesso nos setores administrativos como o financeiro por exemplo.

As vantagens da terceirização podem ser destacadas como a eliminação da dependência de funcionário CLT, uma vez que um time especializado na execução da rotina estará a disposição 365 dias no ano, sem os transtornos causados por conta de férias e ausências justificadas ou não.

Outra vantagem é o custo, na terceirização o investimento se resume a prestação do serviço, sem os custos com encargos trabalhistas, décimo terceiro salário e demais benefícios. Quando se trata do BPO Financeiro, a redução chega a 30% nos custos da operação administrativa.

Podemos citar também a melhoria na qualidade e competitividade do negócio, uma vez que, quem vai executar as atividades terceirizadas são especialistas com vasto conhecimento nestas áreas. Hoje é sabido que a maioria dos gestores de pequenos e médios negócios não dispõe de tais conhecimentos. Manter um profissional deste gabarito internamente gera um custo muito alto, em contrapartida a capacitação despende muito tempo o que acaba se tornando inviável.

Outro benefício muito relevante é o tempo que é liberado internamente, principalmente para o time de gestores que poderão se ocupar com as atividades estratégicas e consequentemente as que mais agregam valor ao negócio. A Terceirização do Financeiro pode retirar até 85% da rotina financeira dos ombros da operação.

Não podemos deixar de fora os benefícios com a eficiência operacional, empresas que executam o BPO são grandes conhecedoras do segmento que atuam, buscam a todo momento ferramentas e meios para otimizar e agregar ainda mais valor na operação do cliente.

Um ponto importante que se deve atentar é na escolha da empresa de BPO, estudar o histórico destas empresas, certificar seu conhecimento, validar o know-how da equipe, solidez no mercado. São pontos importantes que precisam ser avaliados antes de terceirizar qualquer área do negócio.

Para se livrar da dependência de funcionários CLT, custos com encargos trabalhistas, profissionalizar e melhorar a eficiência operacional, o BPO – Terceirização – é a melhor solução para pequenos e médios negócios.

Gil Soares
Sócio Fundador da INNOVALI®, Especialista em Gestão de Negócio e Terceirização do Financeiro (BPO Financeiro), Empreteco e Palestrante com mais de 10 anos de experiência.

(12) 98808-4919/ 3341-7227
gilsonsoares@innovali.com.br

 

 

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.