Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/de/92/innovali2/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Eficiência Operacional nas MPEs | INNOVALI® - BPO Financeiro e Controladoria

INNOVALI® – BPO Financeiro e Controladoria

Eficiência Operacional nas MPEs

“Vejo que a equipe leva muito tempo no burocrático lançando pagamentos, verificando notas fiscais etc., porém, não temos quase nada de gestão.”

Quem mais compartilha do sentimento desta empresária? Para entender este contexto é importante frisar a diferença entre a execução da Rotina Financeira e a Gestão propriamente dita.

Vamos contextualizar os dois casos.

 

Gestão – É a atividade executada pelo gestor do negócio, tem início com a definição do planejamento estratégico através das metas e objetivos que deverão ser alcançadas pelos departamentos financeiro, comercial, operação e pessoas.

O segundo momento da gestão é definir como essas metas e objetivos serão alcançadas, ou seja, quais atividades a operação deve executar para que os resultados se concretizem. Esta etapa acontece no nível Tático da gestão, e conta com o auxílio do gerente ou da liderança do momento.

O terceiro momento da gestão consiste na emissão dos relatórios gerenciais e análise dos indicadores, desta análise sairá as ações para corrigir alguns desvios ou rever as estratégias.

 

Rotina – Esta atividade é executada pela equipe técnica, estagiários, assistentes, operadores, analistas etc., aqui vamos focar no setor financeiro, porém, esta abordagem pode ser replicada nos demais setores com os devidos ajustes.

Entenda -se como rotina as tarefas como o recebimento de Nfs, boletos, comprovantes de pagamentos e recebimentos, cupons, contratos entre tantos outros documentos do contas a pagar e receber.

Na sequência é feita a triagem, categorização e lançamento das contas nos seus respectivos plano de contas e centro de custos. As etapas seguintes consistem na programação dos pagamentos e recebimentos.

A operação finaliza a etapa com a execução da conciliação bancária e as baixas no sistema, neste momento o fluxo de caixa é atualizado, bem como a consolidação dos dados para a emissão dos demais relatórios gerenciais. Após esta etapa as atividades no contas a pagar e receber se retroalimentam dentro do fluxo normal da operação.

Para maior organização, é necessário estabelecer os períodos que cada atividade deve ser executada, podendo ser rotinas diárias, semanais, mensais ou trimestrais. O período é estabelecido de acordo com a peculiaridade de cada negócio.

 

Por que então a equipe perde tanto tempo com essas atividades sem conseguir gerar resultado e deixando o gestor as cegas?

A resposta é simples, na maioria dos casos os profissionais que atuam no setor financeiro de pequenos negócios são tecnicamente capacitados, no entanto, não desenvolveram a visão gerencial. Tanto que nos pequenos negócios é visível a falta de rotina, processos, procedimentos etc., ou seja, as atividades são executadas de forma aleatória, sem objetivo específico.

Isso acontece por quê; por mais que o profissional seja capacitado, se esta visão gerencial – este senso de organização não partir do gestor, do dono – os profissionais vão dar andamento na rotina no mesmo modo que já estava sendo feito e o círculo vicioso não tem fim.

Esta premissa vale para todos os departamentos da organização, assim, para que um processo de melhoria aconteça, antes é necessário que o dono tome consciência da importância da mudança, e seja o primeiro a iniciar o processo de mudança.

Após a tomada de consciência é importante entender o processo, identificar os problemas e o mais importante, a causa do problema. Para então, junto com a equipe buscar as possíveis soluções e implantar as melhorias. O auxílio de um especialista pode ser muito útil neste momento.

Outra opção é a terceirização, por se tratar de uma empresa especialista no assunto, traz uma agilidade impressionante na implantação, sem contar que os processos e procedimentos já estão completamente desenvolvidos, restando apenas ajustes pontuais para se adequar as especificidades do negócio.

O custo da operação no departamento financeiro chega a reduzir na casa de 30% com Terceirização do Financeiro só com mão de obra, se acrescentar o custo com infraestrutura, erros, retrabalhos e o tempo gasto, a redução pode chegar a 45%.

Isso acontece porque na terceirização (BPO Financeiro) a rotina é executada por profissionais capacitados, seguindo procedimentos dentro de uma rotina previamente estabelecida, ou seja, é um departamento financeiro profissionalizado e de alto nível atuando no coração do negócio.

 

Foi apresentado neste artigo um problema vivenciado por boa parte dos empresários e gestores de pequenos e médios negócios, onde a equipe leva muito tempo no burocrático lançando pagamentos, verificando notas fiscais etc., porém, sem nenhum resquício de gestão.

Como solução apresentamos duas opções, a primeira é buscar o auxílio de um consultor especializado para mapear os processos, identificar a causa dos problemas, criar as soluções e padronizar os procedimentos para eliminar as falhas. Neste caso, com a exceção do consultor todos os envolvidos são partes integrantes da organização, sendo que a operação é executada internamente.

A segunda opção é a terceirização (BPO Financeiro), neste caso a operação é executada externamente pela equipe da empresa contratada, as vantagens estão no custo e na agilidade, enquanto na consultoria os resultados começam a ser notados a partir de 6 meses, com o BPO Financeiro o impacto é visível já no primeiro mês com a “arrumação da casa”. Sem contar o custo, uma vez que este serviço é contratado sob demanda, o que torna o honorário mais flexível.

Agora é só escolher a melhor opção e fazer a mágica acontecer!

 

Gil Soares
Sócio Fundador da INNOVALI®, Especialista em Gestão de Negócio e Terceirização do Financeiro (BPO Financeiro), Empreteco e Palestrante com mais de 10 anos de experiência.

(12) 98808-4919/ 3341-7227
gilsonsoares@innovali.com.br

 

 

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.